Como escrever para blog

Como um empreendedor digital e blogueiro, é importante que você saiba como escrever para blog. De fato, gerar conteúdo relevante deve ser um dos seus pilares para ter sucesso.

Para ajudar você a entender mais sobre como escrever para blog, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Passo a passo para saber como escrever para blog

Encontre um tópico para o artigo

Certamente, o primeiro passo que você deve seguir é a escolha de um assunto para o artigo. A partir daí, você poderá seguir para as demais etapas.

Mas como escolher um assunto para o artigo? Há diversas formas:

  • Analisar os eventos atuais do seu nicho
  • Complementar um artigo antigo (possibilitando a linkagem interna)
  • Analisar o que seus concorrentes estão escrevendo
  • Analisar o que os especialistas do seu nicho estão escrevendo

Essas são 4 formas muito úteis de descobrir um bom assunto para o seu artigo. Com isso em mente, vamos para o próximo passo.

Encontre uma palavra-chave para otimizar o SEO do seu artigo

O objetivo de uma postagem no blog? Atrair novos visitantes ao seu site. Para cumprir seu objetivo, seu artigo deve ser otimizado em uma palavra-chave específica, que respeite estes três critérios:

  • Volume de pesquisa suficiente: para determinar facilmente se esse critério é atendido, use o gerador de palavras-chave do Google Adwords para verificar se um número significativo de usuários da Internet digita essa palavra-chave a cada mês
  • Combina com o que você oferece: por exemplo, você vende maquiagem para o carnaval; se decidir referenciar seu artigo com a palavra-chave “maquiagem”, também atrairá mulheres que procuram maquiagem no geral, ou seja, não atrairá o público-alvo certo
  • Concorrência acessível: você deseja aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa e, portanto, passar na frente de outros sites. Se você escolher uma palavra-chave muito competitiva, há muitas chances de que seu conteúdo nunca seja lido.

Para escolher uma palavra-chave menos competitiva, você pode escolher uma palavra-chave de cauda longa e mais especifica.

Por exemplo, para “gravata borboleta”, é provável que a concorrência seja bastante forte. Dessa forma, escolha uma palavra mais específica – com provavelmente menos volume de pesquisa e menos concorrência – como “gravata borboleta para casamento”.

como ganhar dinheiro na internet

Escreva o texto do artigo do seu blog

Escreva sem ficar muito complexado! O mais importante é produzir conteúdo: escreva primeiro sem tentar estruturar, anote o que lhe chega à mente e, quando houver texto suficiente disponível, comece a agrupar e criar seu artigo.

Para que seu artigo seja considerado pelos mecanismos de pesquisa como um texto significativo e relevante, é importante que ele tenha entre 500 e 1000 palavras, no mínimo. Contudo, nada impede que você escreva mais!

De fato, essa é a parte que consome mais tempo e exige que você esteja bem focado. Contudo, com o passar do tempo, você irá dominando a prática.

Escolha uma foto para ilustrar seu artigo

A internet está cheia de bancos de imagens onde você pode encontrar fotos para tornar uma postagem no blog mais atraente e dinâmica. Contudo, é preciso ter atenção em algumas coisas…

Os dois critérios que você pode levar em consideração ao escolher sua foto são:

Os direitos associados à foto: você tem permissão para usar esta imagem para fins comerciais (ou não) e que créditos você deve exibir?

O personagem no contexto da foto: seus visitantes devem poder se colocar na situação olhando a foto. Por isso, escolha imagens com contexto.

Conclusão

Pronto! Agora você apenas tem que publicar seu artigo em seu blog. Antes disso, faça o seguinte para finalizar:

  • Releia-o uma vez para verificar a ortografia.
  • Crie parágrafos e use listas de marcadores.
  • Coloque expressões importantes em negrito.
  • Adicione uma chamada à ação no final do artigo: solicitação de contato, comentário…

Finalmente, uma vez publicado, você pode distribuir o link do seu artigo em suas várias redes sociais. Isso deve acelerar seu SEO em particular e aumentar sua capacidade de atrair visitantes.

Gostou de saber mais sobre como escrever para blog? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

DICA EXTRA:

Algumas pessoas estão me perguntando qual é o curso que eu mais recomendo para quem deseja começar um negócio de sucesso na internet, mesmo sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto. A minha recomendação, tanto para quem está iniciando, como para quem já possui mais experiência...

É ESSE AQUI!

Sem esse método/mapa você pode levar 10 anos para criar seu Negócio Digital.

Economize 9 Anos e 8 Meses. Baixe Gratuitamente o E-book: Guia Definitivo Para Criar Um Negocio Online Do Zero.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Marcos Rangel
Marcos Rangel

Descobri que empreender pela internet não é difícil. Quero ajudar outras pessoas a atingirem o mesmo entendimento e abrir sei Negócio Online.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Vai Sair, Calma!

Descubra AGORA os 03 Passos Mais Fáceis para Divulgar e Vender Como AFILIADO

Aproveite Enquanto é GRATUITO

%d blogueiros gostam disto: