O QUE É MARKETING DIGITAL

O que é marketing digital


“O objetivo do marketing “digital” é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço se encaixa nele e se venda”.

~ Peter F. Drucker

Antes vamos entender rapidinho o que é marketing, blz?

Philip Kotler Uma das figuras mais renomadas da área com congratulações pelo Financial Times e pelo The Wall Street Journal como a pessoa mais influente no mundo dos negócios em 2005 e 2008, diz que:

“Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.”

~ Philip Kotler

O objetivo do Marketing em certa medida é resolver problemas (através de produto ou serviços de qualidade) para satisfazer as necessidades do mercado. Pra isso é utilizado estratégias de atração.

MARKETING DIGITAL

O Marketing Digital é o marketing aplicado em plataformas digitais. Ele usa várias ferramentas de comunicação e interação como websites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, aplicações móveis, etc.

O MUNDO MUDOU e Você Não Percebeu!

Encontrar um restaurante no Google, saber se uma loja vende um determinado produto ou comprar aquele livro online, é comum à maioria das pessoas com acesso à internet.

Um estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em 2019 mostraram que em um período de 12 mês 86% dos consumidores realizaram ao menos uma aquisição pela internet. 67% das compras realizadas foram feitas através de smartphones comprova a pesquisa.

A grande maioria dos utilizadores de smartphones passa hoje mais tempo neles do que em qualquer outro dispositivo. Eles interagem com esse pequena tela cerca de 2.617 vezes por dia. 

Outro estudo realizado em uma parceria da Hoopsuite com a We Are Social, o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo conectado à internet.

Tempo de consumo na internet

A pesquisa revela que, em média, cada pessoa no mundo passa seis horas e quarenta e dois minutos conectada à internet — o que, ao longo do ano, significaria que um total de 100 dias inteiros dedicados ao uso da internet.

A média do usuário brasileiro é bem maior: aqui na República Federativa Brasileira, ficamos conectados em média por nove horas e vinte nove minutos todo santo dia.

Isso que dizer que aqui na Madeira cor de brasa (Significado do nome Brasil) ficamos cerca de 145 dias conectados à internet.

A pesquisa coloca o Brasil apenas atrás das Filipinas, que passa mais de dez horas por dia conectada à internet.

“Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa.”    

João 4:35

Isso significa de forma clara que o mundo mudou —Principalmente sobre negócios— e que o público-alvo de qualquer segmento está constantemente conectado a internet.

É através do marketing digital que nos relacionamos e procuramos impactar positivamente esses usuários. Resolvendo problemas através de conteúdo de qualidade.

Através do Marketing de Conteúdo —falaremos mais sobre— Ajudamos o nosso público a identificar a melhor solução para o seu problema, estimulamos o desejo de compra e tudo através de dados. Entregando qualidade reais que resolva a dor do cliente.

formula negocio online curso de marketing digital

VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL

São várias as vantagens do marketing digital. Algumas delas é a possibilidade de medir o retorno sobre qualquer investimento, incluindo o número de visualizações, pessoas alcançadas, ações e interações realizadas, conversões, etc. Se a tudo isso juntarmos a possibilidade de segmentar uma comunicação, para um público-alvo específico, tornamos o digital a ferramenta indispensável para qualquer empreendimento.

Eaê! Está comigo? Boa.

Segmentação de público-alvo

Ao contrário do que acontece no marketing tradicional, em que a proposta é apresentada ao maior número possível de pessoas na esperança de que uma parte delas demonstra interesse no produto.

No digital a segmentação de público-alvo permite que façamos campanhas direcionadas apenas a um segmento específico de público, sem necessidade de mostrar a mensagem a todo mundo.

campanhas facebook e google ads

Aqui, de forma bem objetiva podemos criar as campanhas segmentadas com as preferencias da nossa audiência e apresentar as soluções.

Isso é a oitava maravilha do mundo moderno. Não acha?

Análise de dados em tempo real

No marketing tradicional, as métricas corresponde normalmente à quantidade de pessoas impactadas pela mensagem e não necessariamente àqueles que estão interessados nela. No caso da televisão, seria a quantidade de pessoas que assistem o programa, no caso de um outdoor a quantidade de carros que passam por essa estrada. Isso não significa que essas pessoas tenham demonstrado interesse na mensagem e/ou prestado atenção a ela sequer. Já no que diz respeito ao marketing digital, é possível medir tudo isso em tempo real. Incluindo as pessoas que interagiram com a mensagem, que compraram o produto e/ou que manifestaram qualquer tipo de interesse.

google analitycs

Custo menor e mais assertivo

No marketing digital, o custo para anunciar é bem mais baixo do que no tradicional. Com a vantagem de que é possível ser muito mais assertivo, anunciando diretamente para um segmento de público específico.

Interação com o seu público

Ao contrario do marketing tradicional, em que a mensagem é enviada e não existe qualquer tipo de retorno, sendo o público um sujeito passivo, no digital todas as campanhas pressupõe uma interação entre quem anuncia e quem recebe a mensagem. É extremamente comum vermos comentários em campanhas nas redes sociais, partilha de conteúdo, etc. A interação é elevada a um outro nível, pelo que é necessário tomar muito cuidado na elaboração de uma campanha de marketing digital. Naturalmente, essa interação pode ser positiva ou negativa.

Agilidade na implementação de campanhas

Contrariamente a uma campanha de outdoor ou televisão, em marketing digital, é possível criar, editar e substituir qualquer tipo de campanha em poucos minutos e sem necessidade de um conhecimento técnicos extremamente avançado. Essa agilidade permite afinar campanhas mais rapidamente e entregar melhores resultados. Além do mais, com acesso à internet, qualquer pessoa pode aprender facilmente a criar as suas campanhas digitais.

Direcionamento

Um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é que os empreendedores conseguem agora fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas! Aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir seu conteúdo ou serviços.

Além de economizar dinheiro você passa a conhecer melhor o seu público, isso é um grande benefício.

Esse é o segredo por trás do valor real do Marketing Digital, e está revelado para qualquer um colocar em prática! Só é necessário um método e falaremos sobre isso agora!

formula negocio online curso de marketing digital

ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

Uma estratégia de marketing digital está bem longe de ser apenas anúncios ou partilhar conteúdo no instagram. É muito mais do que isso.

“O Conteúdo deverá ser sempre o epicentro de qualquer estratégia de marketing digital”

O Conteúdo deverá ser sempre o epicentro de qualquer estratégia de marketing digital uma vez que tudo aquilo que criamos, sejam fotos, textos, vídeos ou qualquer outra coisa, é conteúdo. E o conteúdo é que nos permite ajudar e influenciar pessoas a tornar a decisão.

PRINCIPAIS ELEMENTOS PARA ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL

Psicologia do consumidor

Entender o público-alvo e o seu comportamento é fundamental para definir como atuar estrategicamente na implementação de soluções de marketing digital

Marketing de conteúdo e inbound marketing 

O conteúdo ainda é rei e continua sendo o elemento mais importante da estratégia. Independente do formato do conteúdo, é primordial que este esteja no centro de toda estratégia de comunicação digital. O conteúdo é a vitrine de um negócio digital e por meio dele que acontece a atração e a interação.

Inbound Marketing é a mesma coisa que marketing de atração. Criando uma estratégia de Inbound, você quer ser encontrado pelas pessoas. Por meio dele, as empresas procuram entender as dores e necessidades dos consumidores. Estabelece um canal de comunicação entre clientes e marcas e oferecendo soluções para seus anseios e desejos.

Landing pages e otimização de conversão (CRO)

Os dados são o novo petróleo. É com base nessa premissa que as landing pages e a otimização de conversão entram numa equação de marketing digital. Como uma forma de experienciar e potenciar a captação de dados e o trabalho de acompanhamento e conversão desses leads em vendas e clientes satisfeitos.

As landing pages são páginas criada com um único propósito – converter leads.

Leads

São usuários que queremos cativar com nosso conteúdo. São aquelas pessoas que estão precisando do seu produto ou serviço e têm intenção de adquirir.

Através de estratégias de Inbound Marketing, conseguimos informações pertinentes para conversão de leads. Nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de aquisição é fundamental.

No Old Marketing , busca ter o seu produto notado, no New Marketing trata de fazer a pessoa desejar o seu produto. Isso transforma visitantes em leads e leads em clientes sem forçação de barra.

Facebook marketing

A maior rede social do mundo é o palco de uma revolução digital. Mostra-se imprescindível a qualquer negócio que pretende comunicar com o seu público. Naturalmente faz parte de uma estratégia de marketing para redes sociais.

Instagram marketing

 Com o crescimento acelerado, o Instagram posicionou-se como a segunda rede social do mundo. Hoje é um importante instrumento de comunicação digital e de construção de notoriedade de marca.

Linkedln marketing

A maior rede social profissional do mundo é um verdadeiro diamante, com oportunidades incríveis de estabelecer contatos e criar influência em novos mercados.

Google Ads

Uma estratégia de marketing digital não seria seguramente igual se não tivesse na sua equação a mãe de todas as plataformas de publicidade digital. O Google Ads é, também ele, uma oportunidade única de abrir novos mercados e fazer chegar a sua mensagem ao público certo no momento certo.

Automação de marketing

Automatizar processos e deixar a tecnologia trabalhar por você de uma forma mágica e com resultados incríveis.

Call to action (CTA)

Call To Action (Chamadas para ação) Como o próprio nome sugere é um texto que desperta a atenção do leitor motivando ele a tomar uma atitude especifica como clicar no botão, deixar um comentário no fim de um post, preencher um formulário, etc.

Funil de Vendas

Ele tem vários eventos e ilustra as etapas que cada consumidor percorre na descoberta da solução do seu problema até chegar no produto como solução. Conhecida como jornada de compra.

Fluxo de Nutrição

É fazer o lead passar pelo funil de vendas para efetivarmos essa compra.

Criando pequenos funis de venda dentro das ferramentas de automação, vamos nutrindo e aumentando o interesse do lead em nossos serviços/produtos e direcionando para assuntos de interesse.

É importante manter o canal de conversa aberto e deixando claro para o seu usuário que você está ali com o único objetivo de resolver os problemas dele.

Otimização para motores de pesquisa (SEO)

  Entender a forma como as pessoas pesquisam e o que elas pesquisam é um fator totalmente diferente. O SEO,ou otimização para motores de pesquisa, é uma bússola imprescindível numa estratégia de marketing digital.

O SEO ajuda a posicionar as melhor as páginas do seu site. São técnicas fundamentais na hora de ganhar visibilidade online, consequentemente, gerando mais leads e clientes, aumentando o faturamento do seu negócio.

CMS

Content Management System ou, Sistema de Gestão de Conteúdos. Nada mais é do que uma ferramenta de produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente online sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação.

BLOG

O blog é a principal estrutura para o Marketing de Conteúdo. No blog você otimiza, segmenta e colhe dados relevantes. 

Blogs também são muito fáceis de serem editados e administrados. O que facilita que empresas com pequenos ou grandes times de Marketing consigam tocar uma estratégia de maneira prática, econômica e rápida.

Como você já deve saber os blogs são excelentes ferramentas de otimização de conteúdos. Para melhorar os seus rankings em mecanismos de busca, como o Google. Isso melhora a visibilidade do seu negócio e amplia o seu poder de atração das pessoas certas!

SEO On Page

Os fatores On Page são aqueles que podem ser otimizados no seu blog dentro das suas páginas, como título, meta-descrição, backlinks, etc. Tudo isso melhora a experiência do usuário e também é lido pelos crawlers, como o Google Bot.

SEO Off Page

E não para por aí! Fatores externos também influenciam em seu rankeamento, como o tempo de carregamento do seu site, seus parâmetros de segurança, links recebidos etc.

Site Institucional

É um canal onde as pessoas possam solicitar os seus produtos ou serviços e finalmente consumir de você, tirando as principais dúvidas delas. E esse canal é, sem sombra de dúvidas, o site institucional. Um site institucional vai aumenta a credibilidade do seu negócio.

Email Marketing

O email marketing é uma estratégia do Marketing Digital que se baseia no disparo de emails para um determinado público. Ele pode ser utilizado como método de fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.

O email marketing não morreu, e ainda é uma ótima maneira de alavancar seu negócio! 92% dos adultos segundo pesquisas utilizam email.

Espero te cumprido minha missão. Espero também que você tenha gostado do conteúdo e que possa ter te ajudado.

Antes de sair, deixa nos comentários o que você achou e quais são as suas dúvidas sobre o assunto. Vai ser um prazer responder!

Até a próxima!

RESUMO:

DICA EXTRA:

Algumas pessoas estão me perguntando qual é o curso que eu mais recomendo para quem deseja começar um negócio de sucesso na internet, mesmo sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto. A minha recomendação, tanto para quem está iniciando, como para quem já possui mais experiência...

É ESSE AQUI!

Tags: |

Sem esse método/mapa você pode levar 10 anos para criar seu Negócio Digital.

Economize 9 Anos e 8 Meses. Baixe Gratuitamente o E-book: Guia Definitivo Para Criar Um Negocio Online Do Zero.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Marcos Rangel
Marcos Rangel

Descobri que empreender pela internet não é difícil. Quero ajudar outras pessoas a atingirem o mesmo entendimento e abrir sei Negócio Online.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Vai Sair, Calma!

Descubra AGORA os 03 Passos Mais Fáceis para Divulgar e Vender Como AFILIADO

Aproveite Enquanto é GRATUITO