O SEO tem como objetivo aperfeiçoar páginas na web através de otimização, atendendo as exigências apresentadas pelo Google para que sejam achadas pelos mecanismos de busca e classificadas positivamente.
Em primeiro lugar é preciso ter em mente que o objetivo do Google é oferecer a melhor experiência ao usuário.

Esse controle de qualidade é feito através do trabalho incansável do seu algoritmo avançado de pesquisa, que é rastrear, indexar e interpretar conteúdos.
O principal objetivo de uma estratégia de SEO é gerar mais tráfego orgânico para um site ou blog e nesse artigo vou mostrar algumas informações relevantes para que você compreenda melhor o que é SEO e o que agrada ao Google.
DEVERES E OBRIGAÇÕES
A construção de um site deve propor-se a beneficiar seus usuários nutrindo-os de conteúdos de qualidade e a otimização SEO deve proporcionar uma melhor experiência tanto de usabilidade, navegação, relevância, rankeamento de hierarquia de conteúdo e qualidade. Além dos fatores de ranqueamento que também temos que levar em consideração.
Essa é a saga o desafio e a grande missão de quem se propõem a compartilhar conteúdo através dos múltiplos canais de comunicação na internet (Blogs, redes sociais, youtube, etc.)
O principal usuário é o próprio mecanismo de pesquisa que verifica, analisa e filtra todos os dados da página e ajuda outros usuários a encontrarem aquele conteúdo pela sua relevância.
Esses algoritmos estão sempre sendo atualizados. E não se assustem, a máquina passa por atualizações diárias… isso mesmo, todo santo dia o algoritmo do Google passa por mudanças isso para aperfeiçoar o processo de entrega nos resultados.
ATUALIZAÇÕES DO GOOGLE
Além das atualizações frequentes e diárias o Google tem anualmente uma atualização no seu algoritmo principal (Core Updates). Essas atualizações tem um impacto muito grande no SEO de todos os sites.
O primeiro BIG UPDATE que colocou o SEO no jogo e também derrubou vários sites (50% deles) foi a atualização Flórida em 2003 e de lá pra cá vieram várias.
O objetivo central foi colocar ordem na casa penalizando os sites de baixa qualidade que utilizavam más práticas usando spam de palavras-chaves.
Uma das regras para uma boa otimização SEO é o posicionamento das suas palavras-chaves em vários lugares do seu site. Porém muitos artigos utilizavam a otimização por palavras-chaves de forma excessiva na tentativa de manipular o Google. Conhecida como técnicas de Black Hat.
DANÇANDO CONFORME A MÚSICA
Todo esse trabalho do Google é para oferecer a melhor experiência ao usuário e o SEO Search Engine Optimization é a maneira que um site na web afina suas páginas no tom que o Google deseja.
O trabalho de um SEO é posicionar sites, blogs ou páginas específicas entre os resultados para determinadas pesquisas.
Porém isso existem técnicas de otimização SEO on page e SEO off page que abordarei com mais propriedade em outro artigo. Porem se quiser saber um pouco mais clique aqui.
O processo de otimização (SEO) para os mecanismos de pesquisa normalmente acontece por meio de pequenas modificações em partes do seu site que melhoram consideravelmente o SEO da página.
Como por exemplo otimização SEO On page:
- Hierarquia de tags html na estrutura dos texto como H1 (título) H2 (subtítulos);
- descrição contendo a palavra-chave e não mais que 151 caracteres;
- Tag alt nas imagens para pessoas deficiente visuais, semântica html5 etc…
Uma técnica de SEO mais avançada e com mais relevância para o Google é a construção de Link building. Ou seja, a construção de uma rede de links apontando para o site que fortaleça a autoridade das páginas.
Veja a animação abaixo:
SEO (A ESCALADA ORGÂNICA)
O SEO tem como objetivo aperfeiçoar páginas na web através de otimização, atendendo as exigências apresentadas pelo Google para que sejam achadas pelos mecanismos de busca e classificadas positivamente.
A forma de exibição orgânica é foco principal dos especialistas em SEO que buscam posicionar uma página na web com a melhor posição no Pagerank. As principais características de avaliação são: Qualidade, quantidade e cliques na página.
Diferente dos resultados orgânicos que é exibido através de técnicas de SEO, os pagos só são exibidos por meio de anúncios pagos através do Google Ads.
SEO: SERPs (PÁGINA DE RESULTADOS)
Veja, quando o usuário precisa de uma informação, normalmente ele vai ao buscador do Google e pesquisa sobre o assunto.
O Usuário digita sua pesquisa no Google usando uma expressão específica conhecida como palavra-chave.
O resultado é apresentado ao usuário através de uma SERP Search Engine Results Page, que significa (Página de Resultados).
Cada pesquisa é única para os motores de busca, os resultados são apresentados com base na geolocalização do usuário, dados sociais e histórico de navegação armazenados no browser por cookies.
Essas SERPs estão em constantes evolução oferecendo ao usuário a melhor experiência e por mais que não seja notado existem diferenças sutis entre um resultado de pesquisa e outro.
PESQUISA (TRÊS MODELOS)
O Google classifica três modelos de pesquisa
- Informativo: Pesquisas que o usuário busca por uma informação específica sobre determinado assunto ou tema.
- Navegação: São buscas realizadas através dos buscadores para encontrar um site específico que talvez o usuário não recorde mais o endereço correto.
- Transacionais: são pesquisas de mercado de compra e venda, onde os anúncios são frequentemente exibidos diferente de uma busca informativa que provavelmente não irá aparecer nenhum anúncio.
SEO: FATORES DE CLASSIFICAÇÃO
O algoritmo de pesquisa usado pelo Google apresenta centenas de fatores de classificação e, embora ninguém fora do Google saiba exatamente o que são, alguns são considerados mais importantes que outros.
Os resultados orgânicos passa por um filtro muito criterioso do Google através dos algoritmos. É um grupo de robôs que tem centenas de fatores de classificação (Mais de 200, aparentemente) e critérios que os especialistas em SEO tentam mapear, aprender e aplica-las.
Hoje o algoritmo Google é uma inteligência artificial de tão inteligente.
Concluindo, esses algoritmos são tão preciosos que as informações são passadas em partes para a equipe do Google.
Cada departamento conhece somente o que lhe corresponde no desenvolvimento para não vazar informações sigilosas do algoritmo.
Isso para que pessoas não utilizem de foram desonesta e obter resultados privilegiados.
Tudo isso o Google faz visando a melhor experiência do usuário!

Muito obrigada por ter lido esse artigo até o final!
Espero que tenho gostado, adorei compartilhar essa informação com você, até a próximo post 👋
Marcos Rangel
DICA EXTRA:
Algumas pessoas estão me perguntando qual é o curso que eu mais recomendo para quem deseja começar um negócio de sucesso na internet, mesmo sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto. A minha recomendação, tanto para quem está iniciando, como para quem já possui mais experiência...
É ESSE AQUI!Sem esse método/mapa você pode levar 10 anos para criar seu Negócio Digital.
Economize 9 Anos e 8 Meses. Baixe Gratuitamente o E-book: Guia Definitivo Para Criar Um Negocio Online Do Zero.
0 Comentários